Elaborar um relatório é uma tarefa que parece simples ao olhar de fora e pode ser um desafio, mesmo para os profissionais mais experientes.
Por isso, vamos dividir com você algumas dicas essenciais, que vão te ajudar a estruturar um bom relatório e que podem ser aplicadas em qualquer momento de análise:
Comece pela introdução
O objetivo da introdução é situar o leitor sobre o que ele está lendo. Quando feito em tópicos, é possível mostrar o storytelling que vamos seguir, com começo, meio e fim.
Mostre a fotografia
Agora, é a hora de entrar nos números!
Mas antes de incluir dados, pense na jornada do cliente e exponha-os na mesma ordem em que eles são gerados.
Logo, o ideal é apresentar os resultados comparando-os com a concorrência em um benchmark. Além disso, é fundamental fazer um comparativo histórico. Com estas informações, podemos compreender com mais facilidade se estamos regredindo, progredindo ou estacionados.
Gere hipóteses
A partir dos dados obtidos na fotografia, é hora de trabalhar nas teorias. A ideia é decifrar quais são os motivos que fazem os números terem crescido ou diminuído.
Desta forma, se eles forem positivos, basta repetir nos próximos meses. Caso sejam negativos, entendemos o problema e tentamos solucioná-lo. Porém, sem as hipóteses, não temos como passar para o próximo passo.
Criar planos de ação
Com as teorias em mãos, vamos elaborar planos de ação conforme as hipóteses. Assim, Vamos repetir o que deu certo ou mudar a estratégia? É aqui que você vai colocar a estratégia que irá mudar – ou não – o cenário.
Conclusão
Em forma de uma lista de “todos”, enumeramos os passos seguintes que irão acontecer entre este report e o próximo. Ou seja, são as “tarefas de casa” que ficam para a equipe.
Dica extra!
Revisite sempre os relatórios anteriores antes de realizar os próximos. Deste jeito, eles devem se tornar parte do dia a dia, já que podem gerar insights relevantes, mesmo após meses.
Viu como fazer um relatório pode ser um pouco complexo? Mas ao seguir estes passos, tudo fica mais simples. E com o tempo, você vai descobrindo modos de fazer esta tarefa de forma mais ágil e eficiente.
Por fim, e para complementar, indicamos que você ouça o primeiro episódio do Bluez.Academy, em que o nosso Head de CRM, Thiago Neves, dá 5 dicas de como estruturar um bom relatório.

