Taxa de Cliques: melhore-a com 3 dicas simples

Também conhecida como CTR (Click To Rate), a taxa de clique é uma das métricas mais importantes para se analisar, já que ela valida se o conteúdo é interessante ao seu público-alvo e se a segmentação escolhida é a certa.

Como calcular a taxa de cliques?

Pode-se considerar uma ótima taxa de cliques valores acima de 3% e ruim, abaixo de 1%. Para descobrir como está seu CTR, basta realizar a conta: cliques únicos vezes 100, dividido pelo número de e-mails entregues.

Em nossos anos de experiência, encontramos algumas formas de melhorar a taxa de cliques em e-mail marketing. Para te ajudar, vamos listar três dicas simples para você. Continue a leitura!

Deixe o CTA na primeira dobra

50% dos seus leitores vão abandonar o seu e-mail em até 2 segundos. Por isso, todo call to action precisa aparecer na primeira dobra, a área que seu cliente vai ver sem “scrollar”. Assim, você garante que ele verá o botão assim que abrir o seu e-mail marketing.

Evite usar o call to action em uma imagem

Se o botão deve vir na primeira parte do e-mail, por que não incluí-lo direto na imagem do header? Esta pode parecer uma forma simples de fazer com que seu lead veja o call to action, contudo a possibilidade é que incluí-lo lá prejudique sua taxa de cliques. 

O motivo é que desta forma, o call to action terá seu tamanho reduzido quando o e-mail marketing for aberto no mobile. Assim é possível que o leitor consiga ler o que está escrito no botão e não entenda o que acontecerá ao clicar nele.

É por isso que é muito importante deixar o seu call to action sempre em HTML. Desta forma, ele será reduzido de forma responsiva no mobile e ficará visível para que seus leads tomem a ação que você deseja.

Mantenha o apelo comercial sempre no topo

E a 3 e última dica tem a ver com o motivo que faz o seu leitor clicar no seu e-mail, a vantagem comercial. Se você tem alguma, como um desconto ou frete grátis, ela também deve aparecer sempre no topo, de forma clara e nunca escondida, sempre recebendo o maior destaque. 

Se incluirmos a oferta no topo, junto do call to action, o lead saberá o que será ofertado e poderá clicar assim que terminar de ler. Desta forma, é possível aumentar os cliques.

Temos certeza de que se você aplicar estas 3 dicas em todos os seus e-mails, sua taxa de cliques vai crescer bastante. Se você quiser mais dicas de performance, e-mail marketing ou CRM, fique de olho em nossas redes sociais e aqui no blog.

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Nadia Tolaine